Quantcast
Channel: Contato Radar - Direto da Redação
Viewing all 4537 articles
Browse latest View live

Piper M600 é certificado pela EASA


Primeiro A350 da Delta

Irkut MC-21 faz seu primeiro voo

Reality revela aeroporto de Guarulhos que os passageiros desconhecem

$
0
0

Reality revela aeroporto de Guarulhos que os passageiros desconhecem

 

LUCIANO GUARALDO

do Notícias da TV

 

Maior aeroporto da América Latina, Guarulhos recebe 36,5 milhões de passageiros por ano. Mas o programa Aeroporto: Área Restrita, que o Discovery Channel estreia nesta segunda-feira (29), vai mostrar um lado dos terminais que poucos conhecem: a parte a que passageiros não têm acesso, que envolve dos agentes da Polícia Federal que tentam impedir o tráfico de drogas à torre de controle de tráfego aéreo.
"A ideia é mostrar o aeroporto que nós não vemos, o que ocorre por trás dos terminais. Em vez de fazer um documentário padrão, queremos mostrar o ponto de vista de quem trabalha ali nos bastidores, com cotidianos que fogem do habitual", explica o diretor-geral, Roberto d'Avila.
 
aeroporto_free_big.jpg
 
Os 12 episódios do reality documental são conduzidos por funcionários de diversos setores do aeroporto, como o analista da Receita Anderson Leme, o delegado da Polícia Federal Honazi Paula Farias, a controladora de tráfego aéreo Fabrícia Calado e o agente da PF Dario Neto _cada um revela um pouco de como é o seu trabalho.
No primeiro episódio, são três histórias diferentes: a primeira acompanha agentes da PF em uma operação antitráfico que resulta na apreensão de uma mala com fundo falso com cinco quilos de cocaína. Essa droga seria levada para o Laos, no sudeste asiático, por um outro homem. A equipe do programa acompanha todo o processo, desde a abordagem do suspeito até a incineração da droga, em um local mantido sob sigilo.
 
A segunda história mostra Anderson Leme na recepção da equipe de pentatlo moderno da China, que chega ao Brasil com pistolas de tiro esportivo e precisa ser vistoriada pelo Exército para que armas de fogo não entrem ilegalmente no país.
O terceiro caso é de um pai que vai viajar com os filhos para o exterior e precisa da autorização da mulher, que está em Miami, para que as crianças possam embarcar. A duas horas e meia do voo, cria-se uma tensão para saber se a mãe conseguirá chegar até o consulado brasileiro nos EUA para liberar a viagem ou se toda a família perderá a viagem.
Encontrar histórias que fogem do óbvio e prendem a atenção deu trabalho para a equipe da série. "Ficamos quase quatro meses lá, em contato diário com nossos personagens, mapeando o que eles iam fazer para acompanhar do início ao fim de cada ação. Mas, como eles trabalham com isso, já conhecem os voos mais sensíveis, mais suspeitos", diz o diretor André Barmak.
 
Como Aeroporto: Área Restrita não tem narrador ou apresentador, os próprios funcionários ficam responsáveis pela explicação do que está sendo mostrado. "Então, precisavam ser pessoas carismáticas, que não tivessem receio de interagir com a câmera e que fossem espontâneas, não poderiam ficar atuando. Abordamos algumas pessoas que ficaram arredias quando souberam que iam ser filmadas, então respeitamos isso. Como os setores têm mais de uma pessoa em cada função, íamos atrás das mais naturais em cada área", explica D'Avila.
 
Além de encontrar os personagens adequados para tecer sua trama, D'Avila e Barmak também batalharam para conseguir todas as autorizações necessárias para gravar em áreas restritas do aeroporto: são 17 órgãos diferentes envolvidos no cotidiano de Guarulhos, inclusive Receita Federal, Infraero, Anvisa e Ibama.
"Foi um trabalho de formiguinha. A área operacional do aeroporto, que coordena tudo, ajudou bastante. Entendeu no início qual era a proposta do programa e facilitou nosso acesso a cada setor. Mas tivemos de convencer um por um", lembra D'Avila.
 
O programa também consegue humanizar seus personagens e os aproxima do público. A controladora de tráfego aéreo Fabrícia Calado, por exemplo, não hesita ao contar que ficou nervosa quando autorizou seu primeiro voo.
"Senti medo, minha mão suava muito, era um pânico generalizado", revela na série. É uma forma de mostrar que, por mais que os cotidianos dessas pessoas sejam diferentes do normal, eles não estão tão distantes assim.
Aeroporto: Área Restrita será exibido toda segunda às 20h40. Com 12 episódios em sua primeira temporada, a série já é bem avaliada para uma nova leva.
"Quando gostamos de uma série, queremos mais. Existem outras atrações sobre aeroportos, mas essa ficou com a nossa cara, brasileira. É curioso que conhecemos Guarulhos, passamos por lá, mas nem imaginamos o que acontece do outro lado", elogia Gabriella Varallo, supervisora de produção da Discovery Networks Brasil.

 

Original: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/novo-reality-revela-aeroporto-de-guarulhos-que-os-passageiros-desconhecem--15276#ixzz4iPM8AO9K

Acidente bizarro: Challenger virou de dorso após pegar wake turbulence de um A380

Avião que pertenceu a Elvis Presley é leiloado

Piper Sêneca caiu em Coxim MS, pax e piloto morrem

$
0
0

Meus prezados
Uma aeronave de pequeno porte caiu neste domingo (28), por volta do meio-dia, em Coxim, na região Norte de Mato Grosso do Sul. A construtora Lomy, de Araçatuba, confirmou a morte do empresário Luís Fernando de Arruda Ramos, de 47 anos, e do piloto Fabio Pinho.
O avião bimotor Sêneca caiu na fazenda Siriema, a 25 quilômetros da área urbana do município, e ficou destruído.
Para a TV TEM, afiliada da Globo em Rio Preto e Araçatuba, a assessoria de imprensa da construtora confirmou que o empresário estava no trajeto entre a Fazenda Arruda Ramos, em Porto Esperidião (MT), e Araçatuba. Ele estava na propriedade rural desde 20 de maio.
Luís Fernando de Arruda Ramos foi candidato a prefeito de Araçatuba no ano passado, pelo PTB.
Além da fazenda em Mato Grosso, Luis é dono de sítios em Lavina (SP) e de uma fazenda em Camapuã.
A aeronave, prefixo PT-WPD, estava com o certificado de aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em dia, com validade até 20 de julho de 2017.
Fonte:  Paulo Fernandes, G1 MSf 28 MAI 2017

Proprietário:
LUIS FERNANDO DE ARRUDA RAMOS E OUTRO
Operador:
LUIS FERNANDO DE ARRUDA RAMOS E OUTRO
Fabricante:
PIPER AIRCRAFT
Modelo:
PA-34-220T
Número de Série:
3449015
Tipo ICAO :
PA34
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MLTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 2 MOTORES CONVENCIONAIS
Peso Máximo de Decolagem:
2155 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
Tipo de voo autorizado:
IFR Noturno

Categoria de Registro:
PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA):
14920
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência:
06/05/15

Data de Validade do CA:
20/07/17
Data de Validade da IAM:
30/03/18
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal

British utilizará B787-9 no serviço para o Rio de Janeiro


John Travolta doa seu Boeing 707 para museu

$
0
0

Travolta.jpg

 

Piloto de avião nas horas vagas, John Travolta decidiu doar seu Boeing 707 para a Historical Aircraft Restoration Society, um museu de aviação da Austrália. O ator comprou a aeronave nos anos 1990 da Qantas Airways, que a aposentou depois de 30 anos de operação. Ele é embaixador global da companhia aérea.

Travolta é dono de pelo menos cinco outros aviões, e a frota inclui um Challenger 601, da Bombardier, e dois modelos da Gulfstream, um dos quais ele próprio pilotou em uma visita ao Brasil, em 2010

http://glamurama.uol.com.br/praticando-o-desapego-john-travolta-doa-seu-boeing-707-para-museu/

Aeroporto de Congonhas será rebatizado com nome de deputado

$
0
0

Mais uma piada da politica

 

O Senado aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 89/2012, que dá ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o nome de Aeroporto Deputado Freitas Nobre. A proposta, de autoria do ex-deputado João Bittar, segue para sanção presidencial.

Cearense, o ex-deputado José Freitas Nobre era, além de político, jornalista, advogado, professor e escritor. Ficou notoriamente conhecido por sua luta pela redemocratização do país. Foi vice-prefeito de São Paulo e, vítima de perseguição política no período pós-1964, exilou-se na França.

Retornou ao Brasil em 1967, voltou à vida pública, onde conquistou seis mandatos consecutivos de deputado federal. Sua atuação política foi dedicada, em especial, à luta pela anistia e pelo movimento “Diretas Já”. Freitas Nobre faleceu em São Paulo em 1990.

 

http://www.aeroin.net/aeroporto-de-congonhas-sera-rebatizado-com-nome-de-deputado/

V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação

$
0
0

Meus prezados
V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação
36576_resize_620_380_true_false_null.jpg
VE mostra como a tecnologia espacial está presente no seu cotidiano

Evento da APVE mostra como a tecnologia
espacial está presente no seu cotidiano

Você já imaginou abrir a porta da sua garagem pela manhã e pegar seu carro voador para ir ao trabalho?

Você sabe quem são os “Sherlock Holmes” da aviação no Brasil, que investigam os acidentes aéreos e ajudam a garantir um voo seguro?

Você conhece as mulheres superpoderosas que dominam o céu e o espaço no Brasil?

Você tem ideia de como os satélites interferem na qualidade da sua internet, na preservação da floresta amazônica ou na soberania do país?

Você sabe como transformar uma boa história em um livro de sucesso?

Se você disse não a uma dessas perguntas, precisa reservar seu lugar no V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação, que será realizado nos dias 2 e 3 de junho, na sede da APVE (Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer), em São José dos Campos.

O evento vai  mostrar que a tecnologia aeroespacial está mais perto do seu cotidiano do que você imagina  e tem causado grande revoluções em muitos setores da nossa vida, como transporte, comunicações, segurança e meio ambiente.

Nesta quinta edição, o Encontro fomentará o interesse de jovens e estudantes pela pesquisa, desenvolvimento e assuntos relacionados à aviação e ao espaço.

“Todos os anos recebemos um bom público, mas geralmente de profissionais que já atuam na área. Desta vez, queremos despertar o interesse de pessoas de outras áreas, principalmente de jovens estudantes que desconhecem as diversas possibilidades de atuação no setor aeroespacial”, disse Neide Pereira, diretora cultural da APVE e responsável pela organização do Encontro.

O V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação será aberto ao público nos dias 2 (sexta-feira) e 3 de junho (sábado), das 13h às 18h  e das 10h às 18h, respectivamente.

Além das palestras e debates, haverá exposição de drones e de obras do artista plástico Hans Hermann Swoboda (Alemanha, 1910 – 1997), que também foi técnico aeronáutico e morou em São José dos Campos.

Veja programação completa abaixo.

A história por quem faz a história

O evento promovido pela APVE também é uma ótima oportunidade para o público conversar com as pessoas que fazem e escrevem as histórias do setor aeroespacial, como o coronel Ozires Silva, cofundador da Embraer.

Além de uma mesa-redonda com os escritores, haverá uma feira de livros especializados com a participação de editores e autores, com alguns lançamentos e sessões de autógrafos programados. A estimativa é que sejam expostos mais de 150 títulos nos estandes instalados no salão Nobre Ozires Silva, ao lado do palco onde acontecerão as palestras e painéis, na sede da APVE. 

Programação

Homenageados do V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação

Juca Fernandes – editor e publisher da revista Frequência Livre
Mário B. M. Vinagre – jornalista, escritor  e fotógrafo de aviação
Leandro Casella e Rudnei Dias da Cunha – escritores de aviação
Eng. José Carlos de Sousa Reis – personalidade de destaque da indústria aeronáutica
Eng. Satoshi Yokota – personalidade de destaque da indústria aeronáutica
Eng. Jayme Boscov – personalidade de destaque do setor espacial
Eng. Fernando Mendonça – personalidade de destaque do setor espacial

2 de junho

Das 14h às 15h30

Painel: As mulheres no setor aeroespacial
Mediador: Fernando Francisco – Apresentador de TV
Participantes:

Mariana Luz – Diretora Superintendente do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa
Solange Galante – Jornalista de Aviação
Cmte. Luciana Carpena Medeiros – Comandante da Azul Linhas Aéreas
Maj. Eng. Thaís Frannchi Cruz – Engenheira eletrônica de ensaios em voo DCTA/IFI
Dra. Thelma Krug – Doutora de Estatística Espacial no INPE
Marina Ribeiro – Bacharel em aviação civil e estudante do curso de piloto privado

Mais informações: Atuação das mulheres no setor aeroespacial

Das 16h30 às 18h
Mesa-redonda: Produção e comercialização de livros no Brasil
Mediador: Claudius D’Artagnan C. Barros - diretor da PROPAR Sistemas da
Participantes:

Ozires Silva – reitor da Unimonte e presidente do Conselho Estratégico da Ânima Educação
Edvaldo Pereira Lima – professor na USP e diretor do curso de pós-Graduação em jornalismo literário
Carlos Daróz – oficial de artilharia do Exército Brasileiro, historiador, professor e pesquisador
Leandro Casella – jornalista, fotógrafo e escritor de aviação
Rudnei Dias da Cunha – professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador, fotógrafo e escritor de aviação
Gustavo Bianchini - sócio diretor da Editora Bianch

Mais informações:  Escritores debatem produção e comercialização de livros no Brasil

3 de junho

Das 10h às 11h
Palestra: A exploração espacial – aplicabilidade, satélites e a sua importância para o desenvolvimento do Brasil
Palestrante:

Dra. Leila Maria Garcia Fonseca – coordenadora-geral de observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Mais informações: A tecnologia espacial e o desenvolvimento do Brasil

Das 11h30 às 13h
Painel: Vants e drones, inserção no espaço aéreo, regulamentação e formação de pilotos, importância e ética na aplicabilidade
Mediador: Cláudio Passos Simão – engenheiro aeronáutico
Participantes:

Eng. Dimas Douglas Tomelin – diretor de Inteligência de Mercado da Embraer
Nei Brasil – CEO da FT Sistemas
Diego de Matos Monteiro – professor dos cursos de pós-graduação e graduação na ETEP Faculdades
Horácio Aragonez Forjaz - conselheiro SAE Brasil
Ailton José de Oliveira Jr e Rafael Gasparini – ANAC

Mais informações: Drones: do vídeo de casamento ao carro voador

Das 14h30 às 16h
Painel: Pilares do desenvolvimento aeronáutico: Indústria, ensaios em voo, certificação, investigação e experiências da aviação comercial
Mediador: Prof. Donizeti de Andrade, Ph.D. – DCTA/ITA
Participantes:

Cmte. Luiz Otávio Cristo Cabral – Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC)
Cel.Av. César Augusto O’Donnel Alván – diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)
Cel. Av. Roberto Fernandes Alves – vice-chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)
Dr. Celso Braga de Mendonça – engenheiro de aeronáutica, ITA
Cap. Eng. João Otávio Falcão Arantes, M.C. – engenheiro de aeronáutica, ITA – IFI
Mais informações: Pilares do desenvolvimento aeronáutico

Exposição de obras do artista plástico Hans Hermann Swoboda

Swoboda (Alemanha, 1910 – 1997) foi um artista plástico e técnico aeronáutico teuto-brasileiro. Adotou São José dos Campos como lar, onde pintou a maior parte do seu vasto acervo de obras de arte, ao longo de um período produtivo de 60 anos. Dono de uma técnica apurada, Swoboda explorou a combinação de cores e formas, em total harmonia entre si, e com uma impressionante plasticidade

Mais informações sobre V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação:
E-mail: apve@culturaaeroespacial.com.br
Site: http://culturaaeroespacial.com.br

Gol diz que terá TV ao vivo de graça em voos a partir de 2018...

Airbus lança o jato executivo ACJ330neo

$
0
0

Meus prezados
A Airbus Corporate Jet lançou uma nova versão de jato privado a partir do novo A330neo. Chamado de ACJ330neo, a aeronave tem a capacidade para 25 passageiros e o alcance de 17.400 km ou 20 horas de voo, suficiente para voar de Guarulhos a Brisbane, na Austrália.
Os destaque da aeronave vai para a sua cabine espaçosa, que conta com uma sala de conferência e área de jantar, um escritório privado, quarto, banheiro e assentos para hóspedes, que podem ser totalmente personalizados para atender às necessidades dos clientes.
“Para os clientes, como os de países que necessitam transportar chefes de estado e suas delegações por todo mundo, o ACJ330neo oferece uma combinação imbatível de design moderno, capacidade e produtividade comprovada, que faz parte da família de aviões widebodies líder de vendas em todo mundo”, disse o Chefe de Operações, John Leahy.
ACJ330neo_2.jpg
O ACJ330neo é um avião de fuselagem larga (widebody) e está equipado com a nova geração de motores Rolls-Royce Trent 7000. Outros destaques da aeronaves são os Sharklets (ponta das asas), e mais leve que as versões anteriores do modelo, que permite o aumento da carga útil e alcance. Outras características incluem a opção do Sistema a Bordo de Navegação em Aeroporto (OANS), uma tecnologia similar ao GPS utilizado em carros, e um Sistema de Prevenção de Incursão de Pista (ROPS).
O ACJ330 apresenta também o sistema autoland de Categoria 3B, comum em todas aeronaves da Airbus, bem como em todas aeronaves em produção atualmente. A aeronave tem um cockpit comum, onde mais 100.000 pilotos já foram qualificados e ainda o sistema duplo de Head Up Display (HUD).
Lançado em um programa conjunto, o A330 e A340 da Airbus contam com mais de 2.000 encomendas para mais 170 operadores ao redor do mundo. Mais de 180 jatos corporativos da Airbus estão em serviço em todos continentes, incluindo a Antárctica.
Fonte: Junio Oliveira para Jornal do Ar 23 MAI 2017

Cresce a movimentação de passageiros em nove dos dez maiores aeroportos do país

Acidente com voo 296 Air France, com aeronave Airbus


Governo de Sergipe negocia vôo internacional com a GOL

$
0
0
(...)

A presidente da Abih explica que alguns estrangeiros portugueses que visitam Sergipe chegam, na maioria das vezes, a trabalho. O número de turistas estrangeiros a lazer é muito reduzido mesmo, reafirmou. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Turismo de Sergipe, o governo está negociando com uma companhia aérea para que a partir de julho deste ano o aeroporto Santa Maria, em Aracaju, possa receber voos internacionais.

Tivemos uma conversa avançada com a companhia aérea Gol, e a ideia é que possamos começar com voos internacionais regulares e efetivos em Sergipe. Esse voo vai sair de Aracaju, fará escala em Salvador, seguindo para Buenos Aires, e vice-versa, conta o assessor Henrique Matos.

(...)

http://jornaldacidade.net/noticia-leitura/118/106273/apenas-1-dos-turistas-e-estrangeiro,-revela-abih.html#.WS87DXpv_qA

Acidente com voo 296 Air France (26 jun 1988)

História da aviação brasileira ganha exposição no MCB

Azul voará diariamente de Ribeirão Preto ao Rio de Janeiro

Anac: Latam lidera o internacional e Gol o doméstico; veja os números

$
0
0

Anac: Latam lidera o internacional e Gol o doméstico; veja os números

 

 

aeroporto-de-guarulhos-marcelo-camargo-a

Mais de 249.000 passageiros foram transportados (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mesmo com a recuperação registrada nos últimos três meses as companhias aéreas brasileiras terminaram o primeiro quadrimestre com menos 249,1 mil passageiros transportados em comparação a igual período de 2016,  com redução de 533.200 passageiros em voos domésticos e aumento em 284 mil no  internacionais.

 

De acordo com dados da ANAC as companhias aéreas brasileiras totalizaram 32,2 milhões de passageiros  nos primeiros quatro meses deste ano, índice 0,8% menor que há um ano, com redução em 1,8% em voos domésticos, que totalizaram 29,4 milhões de passageiros e aumento em 11,5% em voos internacionais com volume de 2,7 milhões de passageiros.

 

A Latam manteve a liderança em passageiros transportados, com 10,9 milhões,  com queda 3,7%  à frente da Gol, que teve uma queda em 5,3% no volume de passageiros transportados totalizando  10,5 milhões de passageiros. Em terceiro lugar vem a Azul, com 7,19 milhões de passageiros, que representou um incremento 10% e a Avianca Brasil, com 3,29 milhões e um aumento em 9,6% no volume transporado em comparação aos quatro primeiros meses do ano.

 

DOMÉSTICO – Neste quesito a líderança é da Gol com 9,8 milhões de passageiros transportados, uma queda de 5,5% comparado a igual período de 2016. A Latam vem em segundo com 9,06 milhões de passageiros transportados, queda no quadrimestre, em 6,6% o que representou 9,06 milhões de passageiros transportados.A Azul de David Neeleman e a Avianca dos irmãos Efromovich, por sua vez, cresceram  respectivamente em 9,1% (6,9 milhões de passageiros transportados)  mil e em 9,5%( 3,29 milhões de passageiros transportados).

 

INTERNACIONAL – LATAM Brasil lidera com 1,8 milhões de passageiros transportados o que representa um aumento em 13,6% a mais comparado a igual período de 2016. Em segundo lugar vem a Gol com 665. 400 4 mil passageiros transportados em voos internacionais, numa 1,9% e a Azul, cuja única rota europeia é entre Viracopos (Campinas) e Lisboa,totalizando 237.200 passageiros num crescimento de 43,4% . Já a Avianca Brasil tapesar do aumento de 63,4% nas rotas internacionais ficou em quarto lugar.

 

Fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/anac-latam-lidera-o-internacional-e-gol-o-domestico-veja-os-numeros/

Viewing all 4537 articles
Browse latest View live